Imagem da entrada do blog

Como cuidar do cabelo no inverno, e melhorar a sua saúde

Estamos na estação mais fria do ano, o frio e a humidade fazem parte do nosso dia-a-dia, e quer queiramos quer não, é fundamental termos cuidados especiais não só com a nossa pele, mas também com o nosso cabelo, para que se mantenha saudável. É também nesta estação do ano, que estamos sujeito às maiores variações de temperatura. Na rua podem estar 5º e quando entramos no local de trabalho fazem-se sentir uns agraváveis 20º. À hora de almoço e à noite voltamos a passar pela mesma experiência e isto nada abona a favor da nossa saúde, inclusive da saúde dos cabelos.

Banho muito quente é o principal inimigo do nosso cabelo

Os banhos quentes sabem muito bem e são super-relaxantes, contudo podem danificar o equilíbrio do nosso couro cabeludo, na medida em que a temperatura muito alta dilata a fibra capilar resultando numa inevitável perda de nutrientes. O couro cabeludo acaba por perder o óleo natural ficando o couro cabeludo mais exposto às agressões externas, apresentando-se muitas vezes ressequido e com escamação, sendo esta muitas vezes confundida com caspa. Como consequência, os cabelos tornam-se mais fracos, com pontas duplas e na falta desta oleosidade natural, o organismo começa a produzir cebo em excesso, tornando os cabelos oleosos.



Como devolver a textura, o brilho e vida do cabelo no inverno?

Vamos deixar-lhe algumas dicas que achamos fundamentais:

Hidratação

Este é o passo fundamental para a saúde de qualquer cabelo, independentemente do tipo de cabelo. Deve usar sempre um shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo. Se tiver cabelo fino, e ainda com os cabelos secos, poderá fazer uma hidratação mais profunda com um creme, aplicando-o no sentido médios-pontas, massajar bem e deixar repousar 3 minutos. Deixe repousar 3 minutos e enxague muito bem. De seguida, lave normalmente. Este procedimento deverá ser repetido a cada 10 dias, se tiver um cabelo fino e porque o poder de armazenamento é menor. Se tiver o cabelo mais grosso, uma vez por mês é o suficiente.


Evitar a oleosidade

Como no inverno há uma pré-disposição para o cabelo ficar oleoso, deve optar por shampoos e amaciadores mais leves. Para desembaraçar use produtos que não obriguem a enxaguar. Muito importante: procure espaçar as lavagens, de forma a não agredir o couro cabeludo.


Secadores e pranchas

Seja cuidadosa na utilização de aparelhos elétricos, porque sendo fintes de calor, provocam o enfraquecimento do cabelo tornando-o mais quebradiço. Nunca se esqueça do protetor térmico e o reparador de pontas.


Difusor

O difusor é um excelente acessório que vem a acompanhar o secador e que tem entre outras funções, amenizar o impacto do calor nos fios de cabelo. Aprenda a fazer uso deste seu “amigo” e poderá verificar que fará toda a diferença.


Alimentação

A alimentação é fundamental na nossa saúde e para a saúde dos cabelos não é exceção. No inverno estamos mais predispostos a ingerir alimentos mais calóricos e com maiores teores de gordura. No entanto, e como bem sabe, não são esses os ingredientes os mais aconselháveis para uma boa dieta alimentar. Opte por alimentos ricos em vitamina D, frutas, legumes e produtos lácteos, essenciais para o crescimento e fortalecimento capilar. Por sua vez, o ferro presente nas carnes, é fundamental para a nutrição e oxigenação das raízes.


Ingira mais líquidos

O inverno não convida a beber muita água, no entanto, tisana ou o chá podem ser excelentes alternativas, e hoje em dia, disponíveis em variadíssimos sabores. Beba pelo menos 1,5l por dia.